Comunicação e Marketing

Sobre o curso

O Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade é o profissional qualificado, apto a analisar situações de comunicação (interpessoais e organizacionais), colaborar na deteção e formulação de problemas de natureza comunicacional, participar criativa e ativamente no desenvolvimento e planeamento de estratégias de marketing e na estruturação e operacionalização das ações comunicacionais de organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, como parte integrante do marketing-mix privilegiando a ótica comunicacional.

Saída Profissional: 03.09 – Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade
Família Profissional: 03 – Comunicação, Imagem e Som
Área de Educação e Formação: Marketing e Publicidade
Nível de Qualificação do QNQ: 4
Nível de Qualificação do QEQ: 4
Modalidade de Educação e Formação: Curso Profissional
Certificação Escolar e Profissional: Curso do Nível Secundário de Educação – Qualificação Profissional de Nível 4
Portaria n.º 1 286/2006, de 21 de Novembro (Diário da República – I Série, N.º 224)
O Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade é o profissional qualificado, apto a analisar situações de comunicação (interpessoais e organizacionais), colaborar na deteção e formulação de problemas de natureza comunicacional, participar criativa e ativamente no desenvolvimento e planeamento de estratégias de marketing e na estruturação e operacionalização das ações comunicacionais de organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, como parte integrante do marketing-mix privilegiando a ótica comunicacional.
Duração do Curso: 3 Anos (3200 Horas)
Data de Início: Setembro (ano letivo de setembro a junho)

Perfil de Saída

Atividades principais a desempenhar por este(a) técnico(a):

  • Colaborar na elaboração e interpretação de estudos que permitam um conhecimento efetivo do mercado em que se insere a organização;
  • Participar na conceção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização;
  • Assessorar no planeamento, organização e definição de objetivos de comunicação de acordo com os objetivos de marketing pré-estabelecidos/definidos;
  • Operacionalizar as linhas de atuação em todas as áreas pertinentes e que sejam decorrentes da estratégia da organização e respetivo plano de comunicação;
  • Participar ativamente na execução das ações/táticas de comunicação dirigidas aos diferentes públicos tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades;
  • Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização;
  • Participar na organização e operacionalização de contextos/eventos que visem a promoção comercial ou institucional, com base em técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos (interno e externo) da organização;
  • Colaborar e participar na conceção e finalização de campanhas de publicidade, nomeadamente, pela integração ativa em equipas criativas ou de produção;
  • Elaborar um plano de media e desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social;
  • Participar na conceção, produção e seleção, de acordo com o modelo determinado, dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia, necessários para a relação com os públicos e que dão suporte a operações relacionais, incluindo as de cariz promocional ou publicitário;
  • Participar nos projetos de estruturação dos espaços relacionais de forma a obter-se a otimização da relação com os públicos, em coerência com a identidade da organização.

 

Candidatura

 

Os Cursos Profissionais nível 4 destinam-se a jovens com o 9.º ano de escolaridade concluído (ou equivalente).
12º Ano de escolaridade do Ensino Secundário e Nível 4 de Qualificação Profissional, segundo o Quadro Europeu de Qualificações.
 1ª Fase: A decorrer (após preenchimento do formulário de pré-inscrição online e entrega presencial dos elementos solicitados, realiza-se uma Entrevista e/ou Prova Específica de Admissão)

2ª Fase: Setembro

Nota: a informação acima não impede a realização de uma 3ª Fase dependendo das orientações do Ministério da Educação e sempre que se justifique.

1 – Elementos para candidatura

· Preenchimento do boletim de candidatura (pessoalmente ou através do Encarregado de Educação)
· Fotocópia do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade + Cartão de Contribuinte do Encarregado de Educação e do aluno
2 – Elementos para matrícula
· Certificado de habilitações do 9º ano de escolaridade (original)
· Fotocópia do Cartão de Cidadão
· Declaração da Segurança Social com identificação do NISS do Aluno e respetivo escalão de abono
· 2 Fotografias
· 4 Envelopes de correio azul ou verde
· Boletim de Vacinas (atualizado, com Vacina VASPR e TETANO)
· Declaração Médica (caso o aluno não esteja autorizado à prática de exercício físico)
3 – Documentos para Auxílios Sociais Económicos
· Fotocópia do IRS do agregado familiar e respetiva Nota de Liquidação
· Fotocópia de Declaração da Segurança Social com identificação do Escalão de Abono do Aluno
· Em caso de pais divorciados, apresentar fotocópia do poder paternal
Condições de frequência (consultar Regulamento)

· Matrícula anual – 50 Euros
· Mensalidade – 65 Euros x 12 meses
– Isenção de Mensalidade:
· Bolsa de frequência – CAR integralmente suportada pela Direção da Escola atribuída por ano letivo aos estudantes economicamente carenciados. A candidatura deverá ser entregue no ato da matrícula do CAR juntamente com a Declaração do IRS do agregado familiar, Nota de Liquidação, comprovativo de Escalão de Ação Social Escolar – ASE.
· Para mais informações dirija-se à Secretaria da Escola.

Observações: Nos termos do disposto nº 1 do artigo 4º da Portaria nº 246/2005 de 9 de março, o financiamento do Ministério da Educação tem por tempo limite, o máximo de 3 anos escolares, findo os quais, o aluno transitará para o regime de autofinanciamento.

 

Equipa Pedagógica

 

Coordenadora – Carla Laranjeira

 

Conhecer a equipa da Área Técnica

 

Projetos desenvolvidos pelo curso

 

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded. For more details, please see our Política de Privacidade.

 

Plano Curricular

Perfil de Desempenho

O Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade é o profissional qualificado, apto a participar no planeamento e desenvolvimento de estratégias de marketing e de comunicação da organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, através das relações públicas e da publicidade.

Perfil de Saída
Atividades principais a desempenhar por este técnico:

  • Acompanhar as tendências do mercado nacional e internacional.
  • Participar na conceção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização.
  • Assessorar no planeamento, organização e definição de objetivos de comunicação de acordo com os objetivos de marketing pré-estabelecidos/definidos.
  • Operacionalizar as linhas de atuação em todas as áreas pertinentes e que sejam decorrentes da estratégia da organização e respetivo plano de comunicação.
  • Participar na execução das ações/táticas de comunicação dirigidas aos diferentes públicos tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades.
  • Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização.
  • Participar na organização e operacionalização de contextos/eventos que visem a promoção comercial ou institucional, com base em técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos (interno e externo) da organização.
  • Colaborar e participar na conceção e finalização de campanhas de publicidade, nomeadamente, pela  integração ativa em equipas criativas ou de produção.
  • Elaborar um plano de media e desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social.
  • Participar na conceção, produção e seleção, de acordo com o modelo determinado, dos  elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia, necessários para a relação com os públicos e que dão
    suporte a operações relacionais.

Área de Educação e Formação: 342 – Marketing e Publicidade
Código e Designação do Referencial de Formação:
342360 – Técnico/a de Comunicação-Marketing, Relações Públicas e Publicidade
Nível de Qualificação do QNQ: 4
Nível de Qualificação do QEQ: 4
Modalidade de Educação e Formação: Curso Profissional

Publicado no Boletim do Trabalho do Emprego (BTE) no 44 de 29 de novembro de 2017 com entrada em vigor a 29 de novembro de 2017.

 

  • Aqui podes consultar e descarregar o documento com o Perfil de Desempenho e Plano Curricular deste curso:

 

  • Se já decidiste, para garantires uma vaga na Escola Profissional Magestil, podes fazer uma Pré-inscrição, preenchendo o respetivo formulário:

 

Ver vídeo do Curso

Aqui podes ficar com uma ideia geral da atividade e dinâmica deste curso, sempre útil e com várias saídas profissionais, para entrar diretamente no mercado de trabalho ou seguir os estudos a nível superior.

 

Se ainda tens dúvidas ou não era bem este curso que procuravas, podes contactar-nos para esclarecer alguma questão, mas também podes ver melhor os outros cursos disponíveis na nossa escola.

ÁREA TÉCNICA

Carla Laranjeira

marketing

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, tem o Mestrado em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social. É Coordenadora do Curso de Comunicação (…)

Catarina Monteiro

comunicação publicitária e criatividade, técnicas e práticas de comunicação e relações públicas

Desde 2009 Booker na agência de atores True Sparkle. Entre 2009 e 2015 foi Coordenadora e Professora do curso de Comunicação – Marketing Relações-Públicas e Publicidade (…)

Júlio Reis

comunicação publicitária e criatividade

Veterano do séc. XX em ação, criativo todo-o-terreno. Especialista em Comunicação, Cultura, Património, Criatividade, Turismo e Sociedade. Com licenciatura, mestrado e estudos (…)

Alexandre Braga

comunicação gráfica e audiovisual

Alexandre Braga é realizador e produtor cinematográfico e criou a sua própria produtora há mais de 20 anos: a BASE Comunicação Audiovisual. Recentemente, concluiu o (…)

Margarida Kol

comunicação gráfica e audiovisual

Designer de Comunicação e pós-graduada em Comunicação e Imagem. Passou por diversas agências de Comunicação, design e publicidade onde exerceu sempre a função de Designer (…)

Vera Mendes

economia e gestão

Licenciada em Economia pela FEUC – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e inscrita na Ordem dos Economistas no Colégio da Especialidade: Economia e Gestão (…)

Go to Top